O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
A entrada na universidade é o sonho de milhares de jovens, mas as vagas nas instituições públicas são muito disputadas, deixando todos os anos vários estudantes de fora. Outra oportunidade que aparece neste cenário são as faculdades particulares, que atualmente permitem o acesso inclusive de estudantes de baixa renda, através do FIES.
O FIES foi criado no ano de 2009 pelo Ministério da Educação, o programa financia cursos superiores em mais de 1.500 instituições particulares do Brasil. Para informar melhor os alunos sobre o programa, uma faculdade particular de Belém criou, desde julho, o Espaço Fies. O objetivo é orientar os estudantes sobre todas as exigências e facilidades do programa, desde a seleção de documento até a ida ao banco, para a assinatura do contrato.
Em 2010 o Fundo de Financiamento Estudantil passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do programa e os juros caíram de 9% para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.
Através do FIES 2014 você pode financiar de 50% até 100% do seu curso superior. O financiamento mínimo é de 50% e o comprometimento da renda familiar mínimo deve ser de 20%. Tem o direito de participar do programa todo aluno que estiver regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior não gratuita e ter renda familiar de até 20 salários mínimos. Após a conclusão do curso o aluno tem até 18 meses para começar a pagar o financiamento. Caso o estudante já ingresse no serviço público, cada mês trabalhado representa um mês quitado do financiamento.
Até março deste ano já foram assinados cerca de 140 mil novos contratos, sendo que atualmente já são 400 mil estudantes que participam do programa. A meta para este ano é que 180 mil contratos sejam assinados.


Resumo: FIES 2014 INSCRIÇÕES | WWW.SISFIESPORTAL.MEC.GOV.BR. Ultimas Notícias aqui na TemConcursos.ORG veja tudo sobre FIES 2014 INSCRIÇÕES | WWW.SISFIESPORTAL.MEC.GOV.BR.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top